Índice

Minha Conta

Q:  Como edito a minha conta?
A:
  1. Clique no seu nome no canto superior direito.
  2. Clique em Configurações.
  3. Clique em Minha Conta.
  4. Altere os campos desejados
  5. Clique em Salvar.
  6. Pronto!
Q:  Como saio da minha conta?
A:
  1. Clique no seu nome no canto superior direito.
  2. Clique em Sair.
Q:  Como crio uma conta?
A:
  1. Na página de login, clique em Criar conta.
    Dica! Caso queira, aqui segue o link.
  2. Preencha os campos.
    Dica! Os campos Região/Província/Estado, Cidade e Número de celular são opcionais.
  3. Clique em Criar conta.
  4. Pronto!
Atenção! Não se esqueça de ler os termos de serviço.

Escolas

Q:  Como criar uma escola?
A:
  1. Clique em Escolas na barra de navegação superior.
  2. Clique em Adicionar.
  3. Preencha os campos da página que aparecer.
  4. Clique em Salvar.
  5. Pronto!
Atenção! Você precisa estar logado para criar uma escola.
Q:  Como entro em uma escola?
A:
  1. Clique em Escolas na barra de navegação superior.
  2. Clique no ícone da escola desejada.
  3. Clique em Faça parte dessa escola.
  4. Agora é só esperar ser aceito (ou rejeitado).
Q:  Como edito uma escola?
A:
  1. Clique em Escolas na barra de navegação superior.
  2. Clique no ícone da escola desejada.
  3. Clique em Editar.
  4. Altere os campos desejados.
  5. Clique em Salvar.
  6. Pronto!
Atenção! Você só pode editar uma escola se for professor dela.
Q:  Como apago uma escola?
A: Isso ainda não é possível.
Q:  Como adiciono alunos/membros que não tem conta no Gaia?
A:
  1. Clique em Escolas na barra de navegação superior.
  2. Clique no ícone da escola desejada.
  3. Clique em Editar.
  4. No item Membros, clique em Veja a lista.
  5. Embaixo de Adicionar membro, clique em Sem uma conta no Gaia.
  6. Informe os dados do estudante.
  7. Clique em Adicionar usuário.
  8. Pronto!
Atenção! Você só pode adicionar membros a uma escola se for professor dela. O usuário criado será virtual e automaticamente ligado a escola como membro aceito.
Q:  Como edito um membro?
A:
  1. Clique em Escolas na barra de navegação superior.
  2. Clique no ícone da escola desejada.
  3. Clique em Editar.
  4. No item Membros, clique em Veja a lista.
  5. Embaixo de Member list, clique no ícone do membro desejado.
  6. Altere a informações desejadas.
  7. Clique em Salvar.
  8. Pronto!
Atenção! Você só pode editar membros a uma escola se for professor dela e se o usuário a ser editado for virtual e membros pela escola. Veja a questão Como adiciono alunos/membros em uma escola que não têm conta no Gaia? para saber como criar usuários virtuais.
Q:  Como aceito ou rejeito um membro?
A: Veja a questão Como altero o status de um membro?.
Q:  Como altero o status de um membro?
A:
  1. Clique em Escolas na barra de navegação superior.
  2. Clique no ícone da escola desejada.
  3. Clique em Editar.
  4. No item Membros, clique em Veja a lista.
  5. Embaixo de Lista de membros, clique no ícone do membro desejado.
  6. Altere o campo chamado Status.
  7. Clique em Salvar.
  8. Pronto!
Atenção! Você só pode editar o status dos membros de uma escola se for professor dela.
Q:  Como altero o cargo de um dos membros?
A:
  1. Clique em Escolas na barra de navegação superior.
  2. Clique no ícone da escola desejada.
  3. Clique em Editar.
  4. No item Membros, clique em Veja a lista.
  5. Embaixo de Lista de membros, clique no ícone do membro desejado.
  6. Altere o campo chamado Role
  7. Clique em Salvar.
  8. Pronto!
Atenção! Você só pode editar o status dos membros de uma escola se for professor dela. Só podem ser professores os membros cujas contas são reais. Veja a questão Quais são as diferenças entre uma conta real e uma conta virtual? para saber as diferenças entre os tipos de conta.
Q:  Como adiciono alunos/professores/membros que tem conta no Gaia?
A: No momento, não há como convidar, diretamente, alguém a fazer parte de uma escola, porém você pode seguir as etapas abaixo:
  1. A pessoa que tem a conta a ser adicionada pede para participar da escola em questão. (Veja a questão Como entro em uma escola?)
  2. A pessoa que tem a conta de professor na escola em questão aceita o pedido de participação. (Veja a questão Como altero o status de um membro?)
  3. Pronto!

Equipes

Q:  Como criar uma equipe?
A:
  1. Clique em Equipes na barra de navegação superior.
  2. Clique em Adicionar.
  3. Preencha os campos da equipe.
  4. Opcional Caso queira, você pode adicionar novos membros a escola pela qual está inscrevendo a equipe clicando em Adicionar novos membros à escola.
  5. Clique em Salvar.
  6. Pronto!
Atenção! Você precisa estar logado e fazer parte de alguma escola para criar uma equipe. (Veja a questão Como criar uma escola?)
Q:  Como apagar uma equipe?
A:
  1. Clique em Equipes na barra de navegação superior.
  2. Clique no ícone da equipe desejada.
  3. Clique em Editar.
  4. Clique no ícone .
  5. Pronto!
Atenção! Você precisa ser membro da equipe em questão ou professor da escola dela para poder apagar a equipe. Depois de apagada a equipe não poderá ser recuperada.
Q:  Posso criar uma equipe sem uma escola?
A: Não, no momento, todas as equipes precisam de uma escola. Caso não esteja competindo por uma escola, crie uma só para poder inscrever a sua equipe. (Veja a questão Como criar uma escola?)
Q:  Como faço a inscrição de competiores em modalidades que não são competidas em equipes?
A: Do mesmo jeito que se fosse uma equipe, porém a interface se apresntará de uma maneira levemente diferente. (Veja a questão Como criar uma equipe?)
Q:  Como editar uma equipe?
A:
  1. Clique em Equipes na barra de navegação superior.
  2. Clique no ícone da equipe desejada.
  3. Clique em Editar.
  4. Altere os campos desejados.
  5. Clique no ícone .
  6. Pronto!
Atenção! Você precisa ser membro da equipe em questão ou professor da escola dela para poder editar a equipe. Caso queira alterar os membros da equipe veja a questão Como alterar os membros de uma equipe?.
Q:  Como alterar os membros de uma equipe?
A:
  1. Clique em Equipes na barra de navegação superior.
  2. Clique no ícone da equipe desejada.
  3. Clique em Editar.
  4. No campo Membros, clique em Editar.
    1. Caso queria aceitar ou rejeitar membros:
      1. Use os botões e próximos aos nomes dos membros para aceita-los ou recusa-los respectivamente.
      2. Pronto!
    2. Caso queria adicionar membros:
      1. No campo abaixo de Adicionar membros, digite os nomes das pessoas que você deseja adicionar.
      2. Dica! Conforme você digitar os nomes, os resultados da busca serão filtrados.
      3. Clique em Convidar pessoas
      4. Pronto!
Atenção! Você precisa ser membro da equipe em questão ou professor da escola dela para poder editar os membros da equipe.
Q:  Como alterar o evento ou modalidade de uma equipe?
A: Não é possível alterar o evento ou a modalidade de uma equipe, mas você pode seguir as etapas abaixo:
  1. Apague a equipe que você deseja modificar. (Veja a questão Como apagar uma equipe?)
  2. Crie uma nova equipe como você quer. (Veja a questão Como criar uma equipe?)
  3. Pronto!
Atenção! Cuidado com as deadlines!
Q:  Como anexar um arquivo a uma equipe?
A:
  1. Clique em Equipes na barra de navegação superior.
  2. Clique no ícone da equipe desejada.
  3. Clique em Editar.
  4. Ao lado de Anexos, clique em Editar
  5. Clique no botão Escolher arquivos....
  6. Escolha o arquivo que deseja.
  7. Espere o envio terminar.
  8. Pronto!
Q:  Como remover um anexo?
A:
  1. Clique em Equipes na barra de navegação superior.
  2. Clique no ícone da equipe desejada.
  3. Clique em Editar.
  4. Ao lado de Anexos, clique em Editar
  5. Procure pelo anexo desejado na lista de anexos e clique no botão dele.
  6. Confirme que deseja desanexar clicando no botão Sim, desanexe-o.
  7. Pronto!

Questões sortidas

Q:  Quais são as diferenças entre uma conta real e uma conta virtual?
A: Conta real:
  • É criada por quem a utiliza.
  • Tem um endereço de e-mail necessariamente.
  • Não pode ter suas informações alteradas por professores das escolas.
  • Acessa o Gaia normalmente.
Conta virtual:
  • É criada por escolas.
  • Não tem, necessariamente, um endereço de e-mail .
  • Pode ter suas informações alteradas por professores das escolas nas quais é membra.
  • Só pode acessar algumas partes do Gaia. Ex: envio do ENATER.
Atenção! A intenção das contas virtuais é facilitar a inscrição das equipes por parte dos professores.
Q:  De forma resumida, como faço a minha inscrição?
A:
  1. Crie uma conta para você caso ainda não tenha uma. (Veja a questão Como crio uma conta?)
  2. Crie a sua escola caso alguém ainda não tenha feito isso. (Veja a questão Como criar uma escola?)
    Atenção! Caso a sua escola já exista, veja a questão Como entro em uma escola?
  3. Crie a sua equipe. (Veja a questão Como crio uma equipe?)
  4. Pronto!